Monitorize as pragas na sua exploração:
1 – Selecione a praga-alvo da lista de feromonas sexuais de monitorização. Procure pelo nome comum ou científico;
2 – Confirme qual o tipo de armadilha mais indicada.
Feromonas Sexuais
Os semiquímicos são substâncias ou misturas de substâncias emitidas por uma espécie que interfere no comportamento dos organismos recetores da mesma outra espécie diferente: feromonas e aleloquímicos. As FEROMONAS são uma das substâncias químicas naturais utilizadas na comunicação entre os seres vivos da mesma espécie, enquanto que os ALELOQUÍMICOS promovem a comunicação entre espécies diferentes. Os semiquímicos são usados na Proteção das Plantas com diversos objetivos:
- para MONITORIZAÇÃO;
- e para o CONTROLO DE PRAGA (Captura em Massa e Confusão Sexual).
Sistemas de monitorização
Os sistemas de monotorização à base de semioquímicos, em particular com feromonas são um dos métodos mais fiáveis e eficaz para a deteção e quantificação de pragas. A identificação e quantificação das populações de insetos no campo é fundamental, para apoiar e otimizar a decisão de quando intervir, reduzindo a aplicação de inseticidas e contribuindo para a sustentabilidade do ecossistema.
O uso de feromonas em sistemas de monitorização é usado num grande número de culturas como fruteiras, hortícolas, floresta, vinha, armazenamento, ambiente urbano, etc. e para um grande número de pragas.
A utilização de sistemas de monitorização com feromonas tem vindo a aumentar fruto da consciencialização crescente do consumidor relativamente aos resíduos, bem como as exigências crescentes da cadeia alimentar para a redução dos resíduos nos produtos finais.
As feromonas sexuais são as mais utilizadas na monitorização de insetos lepidópteros, capturam os machos adultos e permitem definir a curva de voo e o Nível Económico de Ataque, permitindo a utilização de inseticidas específicos e a redução dos mesmos.
Controlo de pragas
Captura em massa
É um meio de luta biotécnico, utilizando armadilhas que contém os semiquímicos ou atrativos alimentares que atraem a pragas até à armadilha, contribuindo para a redução dos níveis das pragas sem deixar resíduos nos frutos. Este método pode ser complementado pela existência de um inseticida na armadilha.
Confusão sexual
O método da confusão sexual baseia-se no uso de feromonas sexuais, mensageiros químicos emitidos pelas fêmeas adultas para atrair os machos na época da cópula e iniciar o processo de acasalamento para a proliferação da espécie.
Os difusores de confusão sexual, libertam no ambiente as feromonas específicas para a praga-alvo, numa quantidade superior à aquela que a fêmea emite naturalmente, interferindo na capacidade dos recetores de olfato dos machos, confundindo-os levando a que não sejam capazes de localizar a fonte emissora feminina. E deste modo, evita-se a cópula e consequentemente as larvas responsáveis pelos prejuízos nas culturas.