O ROIKAL tem a capacidade de refletir a luz solar e o calor, evitando queimaduras nos frutos. Pode ser usado para evitar os efeitos da insolação da fruta e os efeitos do stress térmico. ROIKAL é um caulino moído e calcinado de alta qualidade. Ou seja, é silicato de alumínio hidratado, que mediante um processo de calcinação (1400°C) perde a água e converte-se em caulino calcinado. A aplicação de ROIKAL, uma substância natural, melhora a resistência das plantas ao stress abiótico e biótico. Após a aplicação do ROIKAL, forma-se na planta uma fina camada esbranquiçada que permite:
- proteger as culturas contra a insolação e queimaduras;
- reduzir a evapotranspiração;
- melhorar o uso da água disponível pela planta;
- e, melhorar a eficiência fotossintética.

Mais informação
Modo de Ação
ROIKAL é um caulino moído e calcinado de alta qualidade. Ou seja, é silicato de alumínio hidratado, que mediante um processo de calcinação (1400°C) perde a água e converte-se em caulino calcinado. A aplicação de ROIKAL, uma substância natural, melhora a resistência das plantas ao stress abiótico e biótico.
O processo especial de fabrico do ROIKAL, garante uma cor mais branca e a eliminação do componente cristalino, bem como a perda de impurezas e elementos contaminantes. 100% do produto é silicato de alumínio hidratado (sem adjuvantes) formulado especificamente para aplicações foliares em suspensão aquosa. O que facilita as aplicações do produto em campo.
O ROIKAL tem a capacidade de refletir a luz solar e o calor, evitando queimaduras nos frutos nessas situações. Pode ser usado para evitar os efeitos da insolação da fruta e os efeitos do stress térmico.
Após a aplicação do ROIKAL, forma-se na planta uma fina camada esbranquiçada que permite:
- proteger as culturas contra a insolação e queimaduras;
- reduzir a evapotranspiração;
- melhorar o uso da água disponível pela planta;
- e, melhorar a eficiência fotossintética.
Usos e Condições de Aplicação
A dose de aplicação depende do número de aplicações que são feitas na cultura:
- a primeira aplicação do produto deve ser feita na dose de 30 a 50 Kg/ha;
- se for feita uma segunda aplicação, pode-se fazer com doses de 20 a 30 Kg/ha aproximadamente 10 dias após a primeira aplicação;
- as aplicações subsequentes devem ser feitas entre 20 a 30 dias após a última aplicação, em doses de 20-30 Kg/ha.
Os tratamentos devem ser feitos com um volume de calda adequado para garantir uma ótima cobertura. A qualidade da aplicação é essencial para obter a máxima eficácia do produto.
Após chuvas superiores a 20-25 mm é recomendado repetir a aplicação.
Precauções Biológicas
Em geral, o ROIKAL não tem incompatibilidades com misturas com outros produtos. No entanto o agricultor deverá testar a mistura antes de a utilizar. O agricultor deverá efetuar uma mistura prévia e observar a mistura bem como a película formada. Grumos, precipitação, ausência de formação da película ou mudanças na viscosidade são sinais de incompatibilidade.
Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais
P102; P103; P270; EUH210