Resíduo Zero
Composição do Produto

Solução concentrada (SL) com 84g/L (7.5% p/p) de ácido 1-naftilacético (ANA)

Previne e controla a queda prematura dos frutos antes da colheita em macieiras e pereiras e promove a monda química dos frutos em macieira

Autorização de Venda n.º 1673 concedida pela DGAV

OBSTHORMON 24A é um produto da L. Gobbi srl

1L

Ficha Técnica
Ficha Segurança
Comprar

OBSTHORMON 24a à base de ácido 1-naftilacético (ANA) previne e controla a queda prematura dos frutos antes da colheita em macieiras e pereiras e promove a monda química dos frutos em macieira. A grande mobilidade do ANA permite uma rápida migração das folhas para os frutos uma hora após o tratamento. Pulverizações muito tardias, alguns dias antes da colheita, fixam os frutos à árvore até à colheita, sem crescerem. A época de aplicação é mais importante que a concentração, uma monda fisiológica severa resulta de uma aplicação mais precoce. Aplicações pós floração induzem ao aborto das sementes dos jovens frutos provocando a sua abcisão, a monda fisiológica das maçãs, os frutos que persistem à queda têm um menor número de sementes.

Mais informação
Modo de Ação

O OBSTHORMON 24a com base em ácido 1-naftilacético (ANA) é uma auxina sintética que quando aplicada após a floração, induz ao aborto das sementes dos frutos em início de desenvolvimento, provocando a sua abcisão. Este composto interfere no metabolismo dos açúcares redutores das sementes e translocação da sacarose das folhas para os frutos. Este produto quando aplicado alguns dias antes da colheita, retarda o processo de abcisão impedindo a degradação estrutural das camadas de células especializadas na zona de abcisão, evitando a queda prematura de frutos. Esta aplicação exógena de auxinas vai aumentar o nível de auxinas nas sementes das maças e das peras em desenvolvimento onde a produção de auxinas permanece baixa até se iniciar a queda que antecede a colheita, esta fase está ligada a baixos níveis de auxinas.

Usos e Condições de Aplicação

MACIEIRA
• Monda química dos frutos: aplicar no final da floração, com todas as pétalas caídas ou com os frutos com um diâmetro de 10mm (BBCH 69 – 71)
DOSE: 18mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias | Nº máximo de aplicações: 1

MACIEIRA
• Controlo da queda prematura dos frutos antes da colheita
Variedades muito precoces: aplicar 7 dias antes da colheita (BBCH 81 – 87)
DOSE: 15mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias
Variedades precoces: aplicar 10 a 18 dias antes da colheita (BBCH 81 – 87)
DOSE: 25 a 30mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias
Variedades normais: aplicar 10 a 20 dias antes da colheita (BBCH 81 – 87)
DOSE: 30 a 50mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias
Variedades tardias: aplicar 12 a 20 dias antes da colheita (BBCH 81 – 87)
DOSE: 50 a 75mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias

PEREIRA
• Controlo da queda prematura dos frutos antes da colheita: aplicar com os frutos com 90% do seu tamanho final (BBCH 81 – 87)
DOSE: 24mL/hL
Intervalo de segurança: 7 dias

As concentrações do uso devem ser determinadas em função das temperaturas da época.
OBSTHORMON 24a não é eficaz a temperaturas abaixo dos 10°C. Com um aumento de 5°C, acima dos 20°C é necessário reduzir a concentração a
10%.
Deve usar-se a concentração mais baixa para as variedades mais precoces que necessitam da aplicação deste produto em épocas de temperaturas temperadas. Deve-se utilizar uma concentração mais alta em variedades mais tardias cuja aplicação necessita de ser efetuada quando as temperaturas são mais baixas. Utilizar uma quantidade de calda que assegure um bom recobrimento sem, todavia, chegar ao escorrimento.

Precauções Biológicas

Dada a grande variabilidade de comportamento das culturas resultante da aplicação deste produto, o mesmo só deverá ser utilizado sob orientação técnica. Aconselha-se a realização de ensaios prévios nas variedades e condições em que o produto vai ser utilizado.

Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

Eye Irrit. 2; GHS07
Atenção; H319; P102; P270; P280; P305+P351+P338; P337+P313; P501a; EUH210; EUH401; SP1; SPgPT1; SPgPT4; SPoPT5; SPPT1