Resíduo Zero
Chikara
Composição do Produto

Grânulos dispersíveis em água (WG) com 25% (p/p) de flazassulfarão

Herbicida residual para controlo de infestantes da vinha, olival e para uso não agrícola

Autorização de venda nº 0276 concedida pela DGAV

®Marca registada de Ishihara Sangyo Kaisha, Ltd, Japão

50g, 200g, 1Kg

Folheto
Ficha Técnica
Ficha Segurança
Comprar

CHIKARA® 25%WG é um herbicida de largo espectro de ação, no controlo de gramíneas e infestantes folha larga anuais, com ação sistémica ascendente e descendente e residual, é absorvido pelas raízes e folhas, tendo a flexibilidade de aplicação em pré e pós emergência precoce das infestantes. CHIKARA® 25%WG tem uma elevada persistência de ação podendo controlar, consoante dose aplicada e condições atmosféricas, as infestantes por vários meses (entre 4 a 9 meses limpo de infestantes), respeitando o Homem, o meio ambiente e os animais.

Chikara
Mais informação
Modo de Ação

CHIKARA® 25%WG é um herbicida pertencente ao grupo químico das sulfonilureias. Com ação sistémica ascendente e descendente, é absorvido pelas folhas e pelas raízes das infestantes, rapidamente translocado para os pontos de crescimento ativo onde, por inibição dos aminoácidos essenciais, lhes provoca a morte.

Usos e Condições de Aplicação

Videira – 200 g/ha

Aplicar antes da emergência ou em pós-emergência precoce das infestantes, desde que estas não ultrapassem as 4 folhas. Em vinhas com mais de 3 anos pode-se aplicar em qualquer estado de desenvolvimento da cultura.

No caso de infestações de junça (Cyperus rotundus), recomenda-se a realização de duas aplicações de 200 g/ha cada. A segunda aplicação só deve ter lugar 3 semanas após a primeira. Aplicar antes da emergência ou em pós-emergência precoce da junça.

No caso da vinha já se encontrar na fase de rebentação, a aplicação deve ser dirigida ao solo utilizando equipamento de proteção a fim de evitar o contacto da calda com as folhas e rebentos da vinha.

Não aplicar quando se preveja chuva nas 6 horas seguintes à aplicação.

Não aplicar em condições de vento moderado ou forte.

Oliveira – 160 g/ha

Aplicar em pós-emergência das infestantes, quando estas se encontrem entre 5 e 15 cm de altura. Em aplicação extreme em olivais com mais de 3 anos em aplicações no Outono. Em mistura extemporânea com o herbicida Roundup (2-2,65 L/ha), utilizar 60-80g/ha de CHIKARA® 25%WG. N°. máximo de aplicações: 1

Intervalo de Segurança: 45 dias

Zonas não cultivadas e vias de comunicação (áreas industriais, arruamentos, caminhos, bermas de estradas, campos de aviação, campos de jogos, cemitérios, vias férreas) – 200 g/ha

Aplicar preferencialmente em pré-emergência das infestantes. No caso de aplicações em pós-emergência, efetuar a aplicação nos estádios mais jovens das infestantes, desde que estas não ultrapassem as 4 folhas.

N°. máximo de aplicações: 1

Infestantes suscetíveis em aplicações de pré-emergência

Tasneirinha (Senecio vulgaris); moncos-de-perú (Amaranthus retroflexus); catassol (Chenopodium album); erva-pessegueira (Polygonum persicaria); sempre-noiva (Polygonum aviculare); margaça (Matricaria inodora); grizandra (Diplotaxis erucoides); milhã-pé-de-galo (Echinochloa crus-galli); azevém (Lolium multiflorum); milhã-digitada (Digitaria sanguinalis); carrapiço (Medicago nigra); cabelo-de-cão (Poa annua)

Infestantes suscetíveis em aplicações de pós-emergência

Avoadinha (Conysa spp.); tasneirinha (Senecio vulgaris); sempre-noiva (Polygonum aviculare); carrapiço (Medicago nigra); candeias (Arisarum vulgare); malva-bastarda (Lavatera cretica); grizandra (Diplotaxis erucoides); erva-vaqueira (Calendula arvensis); maria-fia (Erodium malacoides); erva-moleirinha (Fumaria officinalis); lâmio-roxo (Lamium purpureum); erva-febra (Lolium rigidum); azevém (Lolium multiflorum), junça (Cyperus rotundus)

Infestantes resistentes

Bolsa-do-pastor (Capsela bursa-pastoris); cardo-das-vinhas (Cirsium arvense); raspa-saias (Picris echioides); erva-pata (Oxalis pés-caprae); dente-de-leão (Taraxacum officinale); coentrinho (Geranium dissectum); morugem-branca (Stellaria media); serralha-macia (Sonchus oleraceus); serralha (Sonchus tenerrimus); urtiga-menor (Urtica urens); erva-moira (Solanum nigrum); corriola (Convolvulus arvensis)

Precauções Biológicas

Não aplicar quando se preveja chuva nas 6 horas seguintes à aplicação. Não aplicar em vinhas de castas Syrah e Cabernet Franc.

Não aplicar em condições de vento moderado ou forte.

Durante a aplicação não atingir terrenos e culturas vizinhas.

Em caso de arranque da vinha ou olival onde se tenha utilizado este herbicida, deverá decorrer um período de pelo menos 12 meses entre a última aplicação de CHIKARA® 25%WG e a instalação da cultura de beterraba-açucareira e de 4 meses para a alface, beringela, couves e azevém, para prevenir riscos de fitotoxicidade resultantes dos resíduos de flazassulfurão no solo.

Este produto não deve ser aplicado em viveiros.

Para evitar o desenvolvimento de resistências, não aplicar o CHIKARA® 25%WG ou qualquer outro herbicida que contenha substâncias ativas da família química das sulfonilureias, durante mais de 3 anos seguidos. De preferência, proceder à alternância com herbicidas de modo de ação diferente.

Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

Aquatic Acute 1; Aquatic Chronic 1; GHS09

Atenção; H410; P102; P270; P391; P501a; EUH210; EUH401