Composição do Produto
Solução concentrada (SL) com 30,2 g/L ou 2,75% (p/p) de ácido 1-naftilacético (ANA)
Previne e controla a queda prematura dos frutos antes da colheita em macieiras e pereiras e promove a monda química dos frutos em macieira
Autorização de venda n.º 1335 concedida pela DGAV
FRUIT AUXIN 30 SL é um produto da L. Gobbi srl
1L
FRUIT AUXIN 30 SL à base de ácido 1-naftilacético (ANA) previne e controla a queda prematura dos frutos antes da colheita em macieiras e pereiras e promove a monda química dos frutos em macieira. A grande mobilidade do ANA permite uma rápida migração das folhas para os frutos uma hora após o tratamento. Pulverizações muito tardias, alguns dias antes da colheita, fixam os frutos à árvore até à colheita, sem crescerem. A época de aplicação é mais importante que a concentração, uma monda fisiológica severa resulta de uma aplicação mais precoce. Aplicações pós floração induzem ao aborto das sementes dos jovens frutos provocando a sua abcisão, a monda fisiológica das maçãs, os frutos que persistem à queda têm um menor número de sementes.
Mais informação
Modo de Ação
O ácido 1-naftilacético (ANA) é uma auxina sintética que quando aplicada após a floração, induz ao aborto das sementes dos frutos em início de desenvolvimento, provocando a sua abcisão. Este composto interfere no metabolismo dos açúcares redutores das sementes e translocação da sacarose das folhas para os frutos. Este produto quando aplicado alguns dias antes da colheita, retarda o processo de abcisão impedindo a degradação estrutural das camadas de células especializadas na zona de abcisão, evitando a queda prematura de frutos. Esta aplicação exógena de auxinas vai aumentar o nível de auxinas nas sementes das maças e das peras em desenvolvimento onde a produção de auxinas permanece baixa até se iniciar a queda que antecede a colheita, esta fase está ligada a baixos níveis de auxinas.
Usos e Condições de Aplicação
Não aplique quando a temperatura está acima de 25°C.
MACIEIRA:
Promove a monda química dos frutos
Aplicar no final da floração, com todas as pétalas caídas ou com os frutos com um diâmetro de 10mm (BBCH 69-71).
DOSE: 50mL/hL
Número máximo de aplicações: 1 | Intervalo de Segurança: 7 dias.
MACIEIRA:
Controla a queda prematura dos frutos antes da colheita
Aplicar com os frutos com 90% do seu tamanho final (BBCH 79- 81).
DOSE: 83mL/hL
Número máximo de aplicações: 2. Intervalo de Segurança: 7 dias.
PEREIRA:
Controla a queda prematura dos frutos antes da colheita
Aplicar com os frutos com 90% do seu tamanho final (BBCH 79- 81).
DOSE: 66mL/hL
Número máximo de aplicações: 2 | Intervalo de Segurança: 7 dias.
Precauções Biológicas
Dada a grande variabilidade de comportamento das culturas resultante da aplicação deste produto, o mesmo só deverá ser utilizado sob orientação técnica. Aconselha-se a realização de ensaios prévios nas variedades e condições em que o produto vai ser utilizado.
Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais
P102; P103; P261; P262; P270; P501a; EUH 210; EUH401; SP1; SPoPT2; SPoPT4; SPoPT5; SPoPT6; SPPT1