O alho é uma planta muito utilizada na nossa alimentação, mas também na medicina tradicional. As suas propriedades terapêuticas devem-se às grandes quantidades de compostos sulfatados. O componente biológico mais ativo é a alicina (dialil-tiosulfinato), que representa 70% dos compostos existentes no alho.
Quando o alho é esmagado, cortado ou danificado liberta-se uma enzima que está localizada nos vacúolos das células, a alinase. Esta converte a aliina em alicina, responsável pelo odor típico do alho. A alicina é um composto muito instável que se degrada rapidamente em compostos organosulfutados.
A alicina quando aquecida degrada-se num conjunto complexo de moléculas dialil polisulfinatos (DAS) com diferentes tamanhos de cadeias de enxofre, como: o dialil dissulfinato (DAS2), dialil trisulfinato (DAS3), dialil tetrasulfinato (DAS4), dialil pentasulfinato (DAS5), entre outras. O DAS3, DAS4, e DAS5 são as moléculas responsáveis pela atividade nematodicida.
O NEMGUARD® GRANULES é obtido por um processo patenteado pela extração de alicina de onde se obtêm os dialil polisulfinatos (DAS), a uma concentração conhecida e estável, um factor que garante resultados consistentes e extrapoláveis. O NEMGUARD® GRANULES atua por contato contra os nemátodos (os DAS são ativados no solo e matam os nemátodos livres). Uma vez no interior dos nemátodos, os dialil polisulfinatos aprisionam o glutatião (antioxidante presente nos nemátodos), provocando um desequilíbrio causando reações de oxidação-redução nas células e nos tecidos, causando a sua morte. NEMGUARD® GRANULES é o único produto à base de extrato de alho avaliado e revisto pela European Food Safety Authority (EFSA) e registado ao abrigo do Reg. (CE) n.o 1107/2009 de 21 de outubro como nematodicida.