As armadilhas cromotrópicas são utilizadas na monitorização de pragas. Podem ter diversas cores: amarelas, azuis, pretas ou vermelhas. São placas adesivas de poliestireno cobertas de cola não-secante fortemente adesiva, de alta qualidade, repelentes à água (mesmo à água da rega), não tóxicas e resistentes a altas temperaturas.
As armadilhas cromotrópicas permitem determinar as pragas presentes nas parcelas e a intensidade de ataque das pragas-chave. Podem ser utilizadas em todos os sistemas de produção: Integrado, no Modo de Produção Biológico ou em Biodinâmica (em estufas ou ar livre).
Recomenda-se que a aplicação das armadilhas cromotrópicas seja feita desde o início da campanha, no momento da sementeira ou plantação. Ter em conta o histórico da parcela e desinfeção da mesma. As armadilhas colocadas dias antes da instalação da cultura podem indicar a presença de pragas e a intensidade das mesmas.
Numa área mínima de 5 m2 são necessárias, no mínimo, 2 placas de 10 x 25 cm ou 1 placa de 40 x 25 cm. Se o nível de infestação da praga-alvo for alto, poderá aumentar o número de armadilhas.
Cores disponíveis
- amarelo
Indicadas para a monitorização da mosca branca, de larvas mineiras, de afídeos alados, de tripes e de outras pragas comuns em viveiros, estufas e na produção ao ar livre.
- azul
Indicadas para a monitorização de tripes, das moscas sciaridae ou fungus gnats e de outras pragas comuns em viveiros, estufas e na produção ao ar livre.
- preto
Indicadas para a monitorização da Traça do tomateiro (Tuta absoluta) e de outras pragas comuns em viveiros, estufas e na produção ao ar livre.
- vermelho
Indicadas para a monitorização dos cicadelídeos (ex.: Empoasca vitis) e da mosca da asa manchada (Drosophila suzuki), em viveiros, culturas de estufa e ar livre.
Tamanhos disponíveis
- 40 x 25 cm
- 20 x 25 cm
- 10 x 25 cm