A Fitosistema, reinventa-se apostando forte no desenvolvimento de uma gama de soluções biológicas em linha com as tendências da agricultura,  pondo ao dispor dos seus clientes soluções inovadoras através de um conjunto de parcerias estratégicas. Posiciona-se assim como uma empresa única e capaz de responder às exigências de uma agricultura cada vez mais sustentável.

Qual é a história da Fitosistema?

A Fitosistema iniciou a sua actividade em novembro de 2000, focada em soluções para os Espaços Verdes e Zonas Urbanas. Ao grupo Fitosistema também pertence a Biochem Ibérica, especializada em produtos para viveiristas como substratos, vasos, desinfectantes etc. Em 2009 alargámos a nossa actividade a áreas de Pest Control e à área Agricola. No mesmo ano nasceu a Florgénese, empresa consultora em registos de produtos fitofarmacêuticos e soluções inovadoras na área Florestal.

O que determinou esta nova estratégia?

Vivemos num mundo em permanente mudança e a agricultura não é exceção. Os desafios são enormes: alimentar uma população crescente, a par de uma proteção dos recursos e das pessoas, com uma agricultura cada vez mais sustentável. Por outro lado há uma pressão enorme sobre os produtos fitofarmacêuticos e uma crescente procura por soluções biológicas de resíduo zero, pela importância da redução dos resíduos nos ailmentos. A Fitosistema ouviu o mercado e reposicionou-se.

Quais foram as principais alterações?

Para nós foi fácil. Para este desafio tínhamos de contar com os melhores. Assim reforçámos a nossa equipa nas áreas críticas (técnicas, marketing e registos), contratando mais dois técnicos, reavaliámos a estratégica, fizemos o rebranding da companhia de acordo com o novo posicionamento de mercado, e reforçámos parcerias estratégicas com fornecedores chave na área das soluções biológicas. Estamos no início e acreditamos que  nos vamos aproximar mais dos  clientes, fazendo da empresa um parceiro com características únicas e diferenciadas no mercado nacional.

Como está estruturada a empresa?

Trabalhamos com foco no mercado e nas necessidades dos agricultores, e tiramos partido da riqueza e experiência dos nossos recursos humanos. Na área operacional, somos seis agrónomos e trabalhamos em grupos multidisciplinares organizados por áreas de negócio: Pest control “Cuidamos da sua casa”; Negócio Urbano “Cuidamos do seu ambiente”, e a área agrícola “Cuidamos das suas culturas”. Uma equipa jovem, mas com experiência, motivada e com grande conhecimento e proximidade do mercado e aos Clientes.

Como é a vossa gama agrícola?

A Fitosistema tem uma gama completa de soluções biológicas, resíduo zero, que podem ser usadas tanto em agricultura biológica como na agricultura convencional. Alguns exemplos são os produtos da Biogard – CBC, como o NATURALIS (Beauveria bassiana), NEMGUARD, um nematodicida registado muito eficaz à base de extratos de alho, LEPINOX PLUS um Bacillus thuringiensis bastante resistente aos raios UV e pH mais altos de calda, e vamos lançar o primeiro Bacillus thuringiensis líquido de fácil aplicação, o RAPAX AS. Também temos uma gama alargada de insectos auxiliares da Bioplanet e meios alternativos, como confusão sexual, o ISONET T, captura em massa e nemátodos entomopatogénicos da E-nema.

O que torna a Fitosistema única para os seus clientes?

Uma gama única de produtos de futuro , para uma agricultura sustentável, e uma equipa capacitada e motivada para apoiar os nossos clientes no mercado, criando valor para os nossos fornecedores  e contribuirmos assim para o desenvolvimento e diferenciação do produto agrícola nacional. Somos uma empresa com futuro e para o futuro.

Ver PDF