Resíduo Zero
Isonet
Composição do Produto

Produto difusor de vapor (VP) contendo 60 mg/difusor de acetato de (E,Z,Z)-3,8,11-tetradecatrien-1-ilo (72,00% p/p) e acetato de (E,Z)-3,8- tetradecadien-1-ilo (8,3% p/p).

Feromona sexual para combater a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) em tomateiro, pimenteiro, beringela pelo método da confusão sexual.

Autorização de venda n.º 1515 concedida pela DGAV

500 difusores

Folheto
Ficha Técnica
Ficha Segurança
Comprar

O ISONET® T é um difusor de confusão sexual para o controlo da Tuta absoluta em tomateiro, pimenteiro e beringela (estufa).

É um difusor constituído por dois tubos paralelos de polímeros de cor vermelha acastanhada. Um dos tubos do ISONET® T contém a feromona da Tuta absoluta: (E,-Z,Z)-3,8,11-tetradecatrien-1-ilo acetato (72,00% p/p) e (E,Z)-3,8-tetradecadien-1-ilo acetato (8,3% p/p), o outro tubo contém um fio de alumínio, que permite uma fácil colocação na estufa.

A persistência e consistência de ação do ISONET® T deve-se à forma do difusor que permite que este permaneça impregnado com as substâncias ativas durante toda a sua vida útil, mesmo quando o conteúdo interno diminui.

O difusor ISONET® T permite a libertação contínua de feromona de Tuta absoluta, sob diferentes condições de temperatura e velocidade de vento.

Mais informação
Modo de Ação

ISONET® T é um difusor de feromona sexual para a confusão sexual da Tuta absoluta em tomateiro, pimenteiro e beringela.

O método da confusão sexual baseia-se no uso de uma substância ativa produzida naturalmente pela praga, denominada feromona. Esta substância é um mensageiro químico emitido pelas fêmeas adultas para atrair os machos na época de cópula e proliferação da espécie.

Quando se instalam os difusores de confusão sexual, produz-se uma libertação no ambiente de feromonas numa quantidade que interfere na capacidade dos recetores de olfato dos machos. Os machos não conseguem localizar a fonte emissora feminina de feromonas. Deste modo, evita- se a cópula e consequente a descendência de larvas que causam os prejuízos nas culturas.

A confusão sexual é uma ferramenta que deve ser integrada numa estratégia de controlo adaptada às condições presente na cultura.

No caso de infeções baixas e/ou grandes superfícies, a confusão sexual, pode por si só garantir o controlo da praga. No entanto, é muito importante manter a monotorização semanal dos estragos nas folhas e frutos para determinar a necessidade de realizar tratamentos com inseticidas.

Usos e Condições de Aplicação

Recomenda-se a utilização de 800-1.000 difusores/ ha, segundo as dimensões da estufa, a estrutura das plantas e a pressão da praga. Consoante a época do ano estes difusores tem uma duração de:

  • 110-120 dias na primavera – verão;
  • 150-160 dias no outono – inverno.

Os difusores devem ser instalados manualmente usando luvas, de modo a evitar a contaminação dos difusores.
Colocar os difusores a cerca de 0,5m do solo. Distribuir uniformemente os difusores no interior da estufa, começando e acabando sempre nas bordaduras e topos das parcelas. Devem ser reforçados as bordaduras das parcelas com difusores adicionais.

Recomenda-se a colocação de difusores na ausência da praga se possível alguns dias antes da transplantação das plantas.

Distribuir os difusores uniformemente dentro da estufa a cada 10-12 m2, sempre começando e terminando nas bordaduras da parcela. Faça o download da aplicação, Pheromones Calculator (Apple), que lhe permite calcular e simular a distribuição dos difusores de ISONET T na sua estufa.

As armadilhas têm de ser inspecionadas pelo menos cada 2-3 dias (pelo menos duas vezes/semana).

Época de aplicação e persistência da dispersão:
É fundamental que os difusores sejam colocados antes do início do voo da geração hibernante. Na ausência de dados certos, recomenda-se a colocação de armadilhas de monitorização e a aplicação dos difusores antes da transplantação das plantas.

Precauções Biológicas

Estufas com baixas populações podem ser adequadamente protegidas com o método da confusão sexual. Em caso de populações médias ou altas, é preciso, especialmente nos primeiros anos de aplicação do método, estabelecer uma estratégia combinada com inseticidas. Especialmente no início do ciclo da cultura na estufa, pode ser necessário estabelecer tratamentos para reduzir a população e combinar os efeitos para um melhor controlo. A utilização de inseticidas não prejudica o funcionamento dos difusores, e portanto, é possível aplicá-los sempre que for preciso. Fêmeas fecundadas provenientes de estufas próximas ou de outras fontes de infestação podem causar danos imprevistos. Adotar todas as boas praticas agronómicas para reduzir a população do inimigo. Inspecionar periodicamente o fruto para verificar eventuais ataques e intervir com inseticidas onde e quando for preciso.

Não manipular outras feromonas durante esta operação. E depois de usadas retirar as feromonas da parcela.

Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

Skin Irrit. 2; Aquatic Chronic 1; Aquatic Acute 1; GHS07; GHS09
Atenção; H315; H410; P102; P270; P273; P280; P302+P352; P332+P313; P391; P501a; EUH210; EUH401; SP1; SPgPT1; SPgPT3; SPPT6