Resíduo Zero
Composição do Produto

Isco pronto a usar (RB) 0,015g/armadilha de deltametrina

Armadilha para captura em massa da mosca-do-Mediterrâneo (Ceratitis capitata)

Autorização de venda n.º 0662 concedida pela DGAV

2 armadilhas prontas ou 20 armadilhas prontas

Ficha Técnica
Ficha Segurança
Comprar

CERATIPACK é uma armadilha pronta a usar para a captura em massa de adultos da mosca da fruta ou mosca do Mediterrâneo (Ceratitis capitata). A armadilha contém um atrativo com três componentes (acetato de amónio, hidrocloreto de trimetilamina e cadaverina) e o interior da tampa é impregnada com deltametrina. A CERATIPACK pode ser aplicada na captura da mosca do Mediterrâneo em citrinos, pomóideas (macieira, pereira, pera-nashi e marmeleiro), prunóideas (pessegueiro, nectarina, damasqueiro, ameixeira e cerejeira), videira, mangueira e kiwis (verde, amarelo e baby). Em condições normais, a CERATIPACK tem uma persistência de 180 dias. É segura para o Homem e Meio Ambiente, sem efeito nos auxiliares e polinizadores. CERATIPACK é um produto de resíduo zero, sem LMR nem Intervalo de Segurança, um aliado fundamental para a gestão de resíduos no produto final.

Mais informação
Modo de Ação

É próximo da colheita, quando a fruta começa a amadurecer e a ganhar cor, que a mosca do Mediterrâneo provoca estragos. Estes são causados pela oviposição e pela alimentação da larva. As fêmeas adultas fazem posturas, depositando os ovos debaixo da epiderme dos frutos que estão no início da maturação. Cada fêmea pode depositar 300-400 ovos durante a sua vida. A aplicação de inseticidas nesta fase é problemática devido à necessidade de respeitar o Intervalo de Segurança e consequentemente o Limite Máximo de Resíduos. É por esta razão e pela sua eficácia que recomendamos a captura em massa da mosca-do-Mediterrâneo, a armadilha pronta CERATIPACK. Esta técnica consiste em atrair os adultos até às armadilhas com atrativo, provocando a sua morte.

Usos e Condições de Aplicação

As armadilhas devem ser distribuídas de forma homogénea pela parcela a proteger, reforçando as bordaduras, especialmente por onde habitualmente entra a Mosca do Mediterrâneo.
Cada CERATIPACK deve ser colocada num ramo da árvore a uma altura de 1,40 – 1,80m do solo, do lado sul da árvore

Dose: 50 – 80 armadilhas/ ha
Laranjeira, Tangerineira (inclui clementina e híbridos), Limoeiro, Toranjeira, Lima
Macieira, Pereira, Pereira-nashi, Marmeleiro
Pessegueiro (inclui nectarina), Damasqueiro (=alperceiro, alpercheiro), Ameixeira, Cerejeira
Videira
Mangueira
Kiwi (verde, amarelo e baby)

Colocar as armadilhas 30 a 40 dias antes da mudança de cor dos frutos, ou quando as armadilhas de monitorização capturam 1/adulto/dia, ou 50 dias antes da data provável da colheita.

A eficácia da CERATIPACK depende da temperatura, ventilação e humidade relativa. Em condições normais tem uma persistência de 180 dias, podendo este tempo reduzir se as condições forem adversas.

Precauções Biológicas

É necessário proceder à monitorização da praga, a fim de detetar aumentos súbitos dos níveis populacionais e assim aplicar outros meios de luta, nomeadamente um tratamento com inseticida.

Precauções Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais

Acute Tox. 1; Aquatic Chronic 1; GHS09
Atenção; H410; P101; P102; P270; P273; P280; P501a; EUH210; EUH401; SP1; SPPT6; SPgPT4